Para emitir a Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFCe), não basta ter computador, acesso a internet, certificado digital e um sistema. Uma etapa que muitas empresas esquecem é de fazer o cadastro no governo, aliás, o credenciamento no sistema da Secretaria de Estado de Fazenda para habilitar a emissão da NFCe.

SIARE Minas Gerais

Em Minas Gerais, o Sistema Integrado de Administração da Receita Estadual (SIARE) é responsável pelo credenciamento dos contribuintes mineiros para emissão dos documentos fiscais eletrônicos, por exemplo a NFCe.

Em suma, para acessar o sistema, basta entrar no site – https://www2.fazenda.mg.gov.br/sol/ – e com seu certificado digital eCNPJ logar no portal. No menu à esquerda teremos o tópico “Documentos Eletrônicos” / “Credenciar Emissor”. Pesquise pela sua Inscrição Estadual, escolha a opção “Emitir” em NFCe. Faça o cadastro do responsável pela empresa e certificado digital que será utilizado no processo.

Código CSC

Especialmente para a NFCe, a SEFAZ vai gerar um Código da Situação do Contribuinte (CSC) e um número Token exclusivo para cada contribuinte, para que sua empresa possa configurar no programa de emissão da Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica.

Ainda com dúvida? Clique abaixo e veja nosso eBook ilustrando, acima de tudo, o passo-a-passo do credenciamento da NFCe no SIARE.