A partir de 16 de novembro de 2020, o Banco Central disponibilizará o sistema de pagamento instantâneo brasileiro, o PIX.  Desde já, é importante sabermos um pouco mais sobre o assunto e entender quais oportunidades este novo meio de pagamento pode trazer para os nossos negócios.

O que é?

PIX é o sistema de pagamento instantâneo brasileiro. É o meio de pagamento criado pelo Banco Central em que os recursos são transferidos entre contas em poucos segundos, a qualquer hora ou dia. Ou seja, é possível fazer movimentações 24 horas por dia e 7 dias por semana.

Além disso, o PIX poderá ser utilizado para transferência entre pessoas físicas. Assim como, para pagamento de pessoas para estabelecimentos comerciais, incluindo comércio eletrônico. Além disso, poderá ser utilizado para pagamentos de taxas e impostos junto a órgãos governamentais.

Para utilizar o PIX, é necessário que tanto o pagador (quem envia o dinheiro) quanto o recebedor (quem receberá o valor) tenham uma conta corrente, conta poupança ou conta de pagamento pré-paga em banco, instituição de pagamento ou fintech.

Quais os benefícios?

A adoção do PIX traz diversos benefícios para o ecossistema de negócios nacional. Acima de tudo, vamos conhecer um pouco mais sobre estes benefícios:

  • Em primeiro lugar, rapidez nas transações;
  • Já em segundo lugar, os recursos ficam disponíveis para o recebedor em poucos segundos;
  • Disponível 24 horas por dia, sete dias por semana, inclusive feriados;
  • Experiência facilitada para o usuário. É possível iniciar o pagamento através da lista de contatos do celular ou através da leitura de QR Code;
  • Gratuito para pessoa física pagadora. Custo baixo para os demais casos;
  • Facilidade de automatização e de conciliação de pagamentos para o recebedor;
  • Por fim, ambiente seguro. Adoção de mecanismos e medidas robustos para garantir a segurança das transações.

O que são as chaves do PIX?

Conforme definição do Banco Central, as chaves do Pix são “apelidos” para identificar sua conta corrente, conta poupança ou conta de pagamento pré-paga. Podem ser adicionados como chave do PIX o número do CPF ou CNPJ, número de celular, e-mail ou uma chave aleatória.

Ou seja, a chave do PIX é a informação que o pagador poderá usar para fazer um PIX a alguém, em vez de, por exemplo, informar o banco, CPF, nome completo, número da agência e da conta. Assim, para enviar um PIX, o pagador só precisa informar uma das chaves do recebedor.

Como fazer um PIX?

Conforme regulamentação do Banco Central, as transações do Pix poderão ser feitas das seguintes formas:

  • Informando a chave do PIX de quem vai receber o pagamento. No momento da transação é necessário informar somente uma chave;
  • Informando os dados bancários de quem vai receber o pagamento, de forma semelhante ao fazer uma TED ou DOC hoje – nome completo, CPF, número da instituição, agência e conta;
  • Através da leitura de QR Code.

E aí, gostou do conteúdo? Clique no botão abaixo e veja mais: