A chegada da NFC-e (Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica) tem provocado uma mudança no varejo, trazendo praticidade, eficiência e muitos outros benefícios. Por exemplo, a possibilidade de utilizar qualquer impressora não fiscal para realizar a impressão do documento que será entregue ao cliente.

E para ajudar você a escolher um modelo de impressora não fiscal que atenda todas as necessidades da sua empresa, destacamos alguns pontos que precisam ser observados.

O que é uma impressora não fiscal?

A impressora não fiscal é uma impressora térmica utilizada em muitas situações. Por exemplo, impressão de senhas para filas de atendimento, impressão de pedidos em restaurantes, tickets de estacionamentos, comprovantes de vendas, etc.

Ao utilizar uma impressora não fiscal para imprimir uma NFC-e ganhamos agilidade, pois a impressão é realizada de forma muito mais rápida em comparação a outros tipos de impressora. Da mesma forma, temos uma grande economia nos gastos com papel.

Além disso, usar uma impressora não fiscal nos permitirá também expandir a quantidade de pontos de venda, sem a necessidade de autorização prévia da Secretaria Estadual da Fazenda. Além disso, temos a possibilidade de usar tecnologias móveis para emissão e impressão da NFC-e.

O que considerar ao comprar uma impressora não fiscal?

Ao comprar uma impressora não fiscal para impressão de NFC-e precisamos observar algumas características. Assim, você poderá analisar as vantagens e desvantagens de cada modelo.

Impressão de código de barras

A impressora não fiscal precisa imprimir o código de barras do tipo QR Code. Acima de tudo, a impressão do QR Code na NFC-e tem a finalidade de facilitar a consulta dos dados do documento fiscal eletrônico pelos clientes. Para isto, os clientes precisam fazer certamente a leitura do QR Code através de aplicativos para celular ou tablet.

Largura do papel

Ao analisarmos a largura do papel, temos que observar a quantidade de caracteres impressos por linha. Ou seja, quanto menos caracteres impressos por linha, mais papel será necessário para fazer a impressão da NFC-e. Em conclusão, a economia de papel estará diretamente relacionada com o modelo de impressora escolhida. Os tamanhos mais comuns de papel são de 58mm e 80mm de largura.

Velocidade de impressão

Outro ponto que precisa ser observado é o tempo necessário para realizar uma impressão. Em suma, a velocidade de impressão de uma impressora térmica costuma variar de 150 milímetros/segundo até 300 milímetros/segundo.

Analise se o seu estabelecimento precisa de uma velocidade alta de impressão. O objetivo é diminuir o tempo que o cliente aguarda pela impressão. Acima de tudo, evitar possível fila de outros clientes.

Corte do papel

Outro fator importante que influencia na velocidade do processo é o método de corte do papel pela impressora. Alguns modelos de impressoras possuem apenas a serrilha para corte. Ou seja, o operador de caixa precisa realizar manualmente o corte do papel após concluída a impressão.

Por outro lado, existem impressoras que vem equipadas com guilhotina que realizam o corte automático do papel após concluída a impressão.

Meios de comunicação

O meio como o computador se comunicará com a impressora também merece destaque. Alguns modelos de impressora possuem apenas uma interface de comunicação. Por outro lado, alguns modelos têm duas ou mais interfaces de comunicação, permitindo assim o uso em diferentes cenários.

As opções mais comuns de comunicação com a impressora são através de conexão por:

  • Cabo de rede (Ethernet)
  • WI-FI
  • Cabo USB
  • Bluetooth
  • Cabo serial

Caso deseje compartilhar uma mesma impressora com vários dispositivos, recomendamos o uso através de comunicação por rede de computadores (Ethernet ou WI-FI). Além disso, você terá possibilidade de movimentar a impressora dentro da rede, trocando o equipamento de local sem prejudicar o funcionamento.

Suporte técnico e garantia

Ao escolher um modelo de impressora não fiscal, verifique se a marca escolhida oferece suporte técnico ao consumidor. Além disso, verifique o tempo de garantia do produto. Alguns modelos de impressoras importados do mercado externo não oferecem essas condições.

Precisa de ajuda para escolher impressora não fiscal?

Você ainda pode ter dúvidas sobre qual modelo de impressora não fiscal escolher. Em suma, o ideal é verificar o custo-benefício em relação as necessidades do seu negócio. Portanto, estamos à disposição para te auxiliar no processo. Entre em com um dos nossos mentalistas através do botão abaixo.

Não sabe onde comprar sua impressora não fiscal? Clique no botão abaixo e acesse uma das maiores lojas virtuais de automação comercial no país: