Em nota oficial o Governo do Estado de São Paulo informou que o emissor MDFe gratuito será descontinuado. A partir de 1º de outubro de 2018 não será mais possível fazer o download do programa.

Certamente, o fim do emissor gratuito de MDFe (Manifesto de Documentos Fiscais Eletrônico) se deve ao fato de que a maior parte dos documentos fiscais eletrônicos não são gerados pelo emissor gratuito. Conforme o Governo do Estado de SP, apenas 7% das emissões de MDFe são feitas utilizando o emissor gratuito. Enquanto 93% das emissões são feitas utilizando softwares próprios dos contribuintes.

No entanto, a recomendação do fisco é que os contribuintes iniciem o processo de migração para soluções próprias. Para isto, existem diversos programas no mercado para substituir o emissor gratuito de MDFe.

Como sua empresa pode se beneficiar com o fim do emissor MDFe gratuito?

Portanto, ao começar a utilizar um sistema pago para emissão de documentos fiscais, sua empresa pode se beneficiar e muito com essa mudança. Diversos recursos e vantagens não estão disponíveis quando se utiliza o emissor gratuito MDFe, por se tratar de uma programa desenvolvido pelo governo e que não tem nenhum suporte aos usuários no seu dia a dia. Sua empresa ganhará benefícios como melhoria de processos e suporte para sanar dúvidas do dia a dia.

Funções customizadas

As funções customizadas visam acelerar o processo de emissão dos documentos fiscais e se adequam às regras e condições específicas da sua empresa.

Integrações

A possibilidade de ter em um único sistema o processo de emissão de todos os documentos fiscais e gestão financeira de forma integrada, com toda certeza vai trazer agilidade e melhoria na gestão do seu negócio.

Atendimento e suporte

O grande diferencial do sistema pago é a disponibilidade de uma equipe técnica para tratar de dúvidas e assuntos relacionados às operações de transporte. Além disso, a equipe técnica pode auxiliar o usuário em qualquer operação através de acesso remoto.

O que é MDFe?

O MDFe é um documento fiscal digital de padrão nacional. Como resultado, ele vincula os documentos fiscais transportados nas operações de transporte. Ou seja, sua finalidade é agilizar o registro em lote de documentos fiscais em trânsito e identificar as características do transporte.

Preciso emitir MDFe?

O MDFe deve ser emitido pelas empresas prestadores de serviço de transporte nas operações intermunicipais. Ou pelas demais empresas nas operações cujo transporte seja realizado em veículos próprios, arrendados, ou mediante contratação de transportador autônomo de cargas.

Como se preparar para emitir MDFe?

Portanto, para começar a emitir MDFe sua empresa vai precisar de:

  • Acima de tudo, possuir Inscrição Estadual (IE) regularizada perante a Secretaria de Estado de Fazenda (SEFAZ);
  • Realizar o cadastro junto a SEFAZ para emissão de NFe ou CTe;
  • Possuir certificado digital, tipo e-CNPJ ou NFe;
  • Possuir programa para emitir o MDFe.

Em suma, para te ajudar neste processo, elaboramos um checklist completo para te guiar no processo de implantação do MDFe em sua empresa.