Contas a Receber é a atividade referente ao controle dos valores recebíveis nas empresas. São trabalhadas as informações como origem (geralmente cliente), valores, datas, motivo e se colocadas em uma planilha ou em um Sistema de Gestão, esses valores compõe também uma previsão do faturamento.

É importante destacar que ele deve fazer parte do planejamento financeiro da empresa.

Lembre-se que além do Contas a Receber temos também o Contas a Pagar. São atividades fortemente inter-relacionadas. Juntas, elas são essenciais para assegurar que o planejamento financeiro da empresa, em curto e longo prazo, seja adequado.

Controle seus recebimentos

Controlar as contas a receber é essencial para prever qual será o caixa da empresa em um determinado momento do futuro e, assim, determinar quais gastos devem ou não ser realizados. Porém, essa não é a única importância da atividade de contas a receber. Esse controle também é essencial para reconhecer quando algum cliente fica inadimplente. Se uma empresa vende com condições flexíveis de prazo e não tem controle das contas a receber, é muito fácil passar despercebido quando uma dessas contas não é recebida na data certa.

Inadimplência

Atrasos no pagamento e inadimplência são problemas comuns nas empresas, e se não forem bem tratados, podem gerar prejuízos financeiros e desgaste no relacionamento com os clientes. Fique atento!

E vale a pena lembrar que as projeções e decisões financeiras da empresa partem do pressuposto de que as contas a receber serão, de fato, recebidas na data certa. Mas deve-se sempre considerar um percentual de inadimplência para as tomadas de decisões.

Dicas especiais

1 – Use um Sistema de Gestão – Usar uma solução para organizar as informações. Esta é uma das mais importantes. Ter a informação na mão é essencial para o sucesso.
2 – Seja organizado – Pense sempre em ter o máximo de informação. E manter atualizado estes dados.
3 – Calcule o índice médio de inadimplência – Qual o impacto dos atrasados no seu negócio?
4 – Cobre sempre – Não deixe de fazer. Se um cliente atrasa sempre, talvez não faça parte do seu perfil. Já pensou em balançar a árvore?
5 – Pense em vantagens a quem pagar antecipado – Por que um cliente pagaria mais cedo se ele não obtém nenhum ganho com isso?

Reflita: Usar um sistema de gestão garante as informações e controles necessários para um fluxo financeiro saudável.

Entre em contato com a Mentalistas. Temos uma solução para o seu negócio.