A grande maioria das pequenas empresas tem dificuldades em gerenciar seus negócios por falta de controles internos e relatórios gerenciais para tomada de decisão. Pensando nisso, fizemos este artigo no intuito de explicar melhor os principais tipos de relatórios e para que eles servem no seu dia a dia.

Normalmente, os relatórios têm objetivo de dar suporte ao empreendedor em sua análise, no intuito de diminuir os riscos inerentes a qualquer processo decisório. Já que as incertezas são presentes na rotina do empresário, principalmente em utilizar um software ou planilha de Excel para fazer a leitura dos relatórios.

Quais os tipos de relatórios que temos em nosso sistema PDV?

A Curva ABC é um método de categorização de produtos do seu controle de estoque, ou seja, ela mostra quais são as mercadorias mais importantes para a sua empresa. Entretanto, existem diversas maneiras de fazer essa conta. A grande maioria das empresas organizam suas listas por preço de custo, que vai mostrar os produtos de maior valor do estoque, ou por valor de venda, que indica os itens que mais impactam na receita para a empresa. Defina três percentuais para lhe auxiliar na análise, por exemplo: A = 70% / B = 20% / C = 10%. A Curva ABC, em termos de conceito, aplica-se também para clientes e até mesmo vendedores.

Já o relatório de Ranque, é possível visualizar o ranking de vendas por Clientes, Operadores, Produtos e Vendedores. Todos esses relatórios são gerados por valor total e quantidade, facilitando assim as análises de Margem de Lucro, Percentual de Lucro, Quantidade de Venda ou Preço Comercial.

Quer saber mais sobre nosso sistema PDV, da Mentalidade Legal ou Gerencial, para emissão da Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFCe)?