Nos últimos meses nos deparamos com diversos vazamentos de dados das pessoas, principalmente o número CPF delas. Calcula-se que mais de 220 milhões de brasileiros tiveram seus dados expostos e muitos estão reclamando que tiveram por exemplo contas bancárias abertas sem sua autorização e até mesmo Fundo de Garantia (FGTS) sacado sem ser pelo titular da conta.

É assustador, não é? Mas temos uma notícia que pode amenizar esse medo… Você sabia que o Banco Central criou um sistema que permite consultar se alguém abriu em seu nome conta bancária, financiamento, solicitação de crédito e até chave Pix? Em suma, no Registrato qualquer pessoa com uma conta bancária consegue acessar isso.

Como eu faço para cadastrar e acessar o Registrato?

Utilize o App (aplicativo) ou Internet Banking do seu banco, caso seja correntista do Branco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Bradesco, Santander, Itaú e Sicoob.

Mentalidade Digital: Faça seu cadastro com seu certificado digital

No entanto, outra opção de cadastro para acessar a ferramenta do Branco Central é utilizando seu Certificado Digital ICP-Brasil. Vale lembrar que o sistema Registrato permite o registro da Pessoa Física, via eCPF, ou da Pessoa Jurídica, com o eCNPJ.

Não reconheço a dívida, e agora?

Não fique desesperado… agora é então ter calma e agir rápido! Em outras palavras, a dica é entrar em contato imediatamente com o seu banco para encerrar a conta bancária. Provavelmente, nos bancos citados acima, você terá que ir fisicamente à agência. Caso você tem conta em um banco digital, entre em contato por telefone e procure informações de como encerrar a conta. Após encerramento da conta, recomenda-se que faça um boletim de ocorrência na delegacia policial mais próxima, pois você foi vítima de fraude.

Gostou da dica? Quer ver como o sistema Registrato funciona?

Clique abaixo e confira nosso vídeo mostrando o acesso ao sistema do Banco Central.