Quando falamos em otimizar a emissão de MDFe através do CTE, estamos falando em aproveitar os dados existentes no Conhecimento de Transporte Eletrônico no processo de emissão do Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais. Em outras palavras, o objetivo é tornar o processo de emissão do MDFe mais rápido.

Parece um sonho? Pois saiba que esse processo é totalmente possível, além de extremamente viável e recomendado. Mas como trazer toda essa facilidade para a sua empresa? É sobre isso que vamos falar adiante!

QUAIS DADOS POSSO APROVEITAR NA EMISSÃO DE MDFE ATRAVÉS DO CTE?

Em primeiro lugar, é importante destacar que a emissão de um MDFe exige a inclusão de várias informações. Digitar cada uma delas aumenta as chances de erro, o que pode gerar retrabalho e até sérios problemas com o fisco. Ou seja, fazer esse preenchimento automaticamente reduz esses possíveis problemas.

As principais informações do MDFe que podem ser preenchidas automaticamente através do CTe são:

  • Dados do contratante;
  • Informações dos municípios de carregamento e descarregamento;
  • Informações dos documentos fiscais vinculados ao manifesto;
  • Produto predominante;
  • Totalizadores da carga transportada e seus documentos fiscais:
    • Em primeiro lugar, quantidade total de CT-e relacionados no manifesto;
    • Já em segundo lugar, valor total da carga / mercadorias transportadas;
    • E por fim, peso bruto total da carga / mercadorias transportadas.

COMO SUA EMPRESA PODE OTIMIZAR O PROCESSO DE EMISSÃO?

Para isto, sua empresa precisará utilizar um sistema pago para emissão de documentos fiscais. Em suma, este sistema deverá possuir funções customizadas que visam acelerar o processo de emissão dos documentos fiscais e se adequam às regras e condições específicas da sua empresa.

Se identificou com esta necessidade? Saiba que a Mentalistas Tecnologia pode lhe ajudar! Apresentamos nossa solução Mentalitas Express, um conjunto de ferramentas para otimizar suas tarefas, fazendo com que você certamente ganhe tempo e aumente a sua produtividade.