Você sabia que o termo “painel de controle” ou, indicadores, usado hoje no Windows ou nas empresas tem sua origem na área automobilística? Seja no computador, nas organizações ou nos automóveis é necessário saber de tudo que está acontecendo, para que no futuro não dê nada de errado.

Quando falamos em indicadores, os programas de computador tem utilizado o termo “Dashboard”. De forma resumida, dashboard é uma ferramenta de gestão da informação e conhecimento que auxiliar no gerenciamento e visualização de indicadores, métricas e dados que indicam os resultados da empresa.

INDICADORES – PRINCIPAL FUNÇÃO E BENEFÍCIOS DO DASHBOARD

Indicador, chamado dashboard, é a forma mais eficiente de acompanhar diversas fontes de dados, para averiguar o desempenho de uma empresa. Os principais benefícios de um dashboard são:

  • Em primeiro lugar, sinergia entre os departamentos, fazendo com que o negócio aumente a tração e adquira melhor vantagem competitiva;
  • Já em segundo lugar, implantação de BI (Business Intelligence) com os dados acessíveis e de fácil ação;
  • Por fim. agilidade no processo de tomada de decisão, pois com as informações em mãos fica mais intuitivo e o desempenho mais fácil de observar.

MODELO PRÁTICO DE COMO USAMOS

Em nosso módulo de Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica dos sistemas Mentalidade Legal e Gerencial, utilizamos o modelo abaixo de Dashboard:

Em suma, com esses indicadores, nossos clientes acompanham em tempo real o total de notas emitidas em reais e quantidade, tipos de emissão, notas canceladas ou emitidas em contingência dentre outras funções.

Gostou da dica? Quer conhecer mais sobre nossas marcas?