As receitas devem ser maior que as despesas para o negócio ser rentável. Esses conceitos estão ligados à gestão financeira das empresas e normalmente a programas de gestão.

A Receita está relacionada a venda de produtos e prestação de serviços, onde a empresa terá o direita de receber um determinado montante à vista ou parcelado. Já a despesa está vinculada às operações de compra de produtos ou serviços tomados, no qual a organização tem de efetuar um determinado pagamento, de imediato ou no futuro.

Financeiras

As receitas financeiras estão associadas acima de tudo a juros recebidos, rendimentos das aplicações financeiras ou qualquer outro ganho que seja pode esse meio. No entanto, as despesas financeiras são os juros que a empresa paga por empréstimos que ela realizou.

Não operacionais

Elas ocorrem quando as receitas ou despesas não tem relação com a atividade-fim, por exemplo se uma empresa receber uma indenização por um seguro.

Diferença de Receitas e Despesas com Entradas e Saídas de Dinheiro

Quando ocorrem, não estão diretamente ligadas aos recebimentos ou pagamentos. Costuma acontecer quando é realizado um saque da conta corrente para abastecer a conta caixa em dinheiro da empresa e as saídas seriam pagamentos futuros em dinheiro para fornecedores, por exemplo.