Aprenda quais documentos fiscais e qual é o período então recomendado para envio ao seu contador.

Qual o papel do seu contador?

Toda empresa possui documentos do seu patrimônio e estoque. O patrimônio é constituído de bens, direitos e obrigações. Os bens podem ser móveis, imóveis, tangíveis, intangíveis, entre outros. Já o estoque é o processo de garantir que a quantidade certa de produtos esteja então disponível na empresa, seja produtos para revenda, matérias primas e produtos acabados. Portanto, sua empresa precisa da Contabilidade.

Em outras palavras, o contador tem a função importante de estudar os métodos de cálculo e registro da movimentação financeira da sua empresa. No entanto, a maior parte das informações que o governo recebe de seu negócio é transmitido pelo seu contador. Caso envie a informação com erro para o fisco, isso pode implicar em fiscalização e penalidades.

Quais documentos fiscais para contabilidade devo entregar?

Devemos enviar por exemplo todas as notas fiscais de venda de e compra de produtos, notas fiscais de serviços prestados e tomados e conhecimentos de transportes emitidos ou tomados.

Preferencialmente, devemos enviar para o seu contador os arquivos XMLs de todos os documentos fiscais. Esses documentos farão parte do Sintegra, para empresas do simples nacional ou, da mesma forma, da EFD para empresas do regime normal.

Qual periodicidade da entrega de documentos fiscais?

Mensalmente. Acima de tudo, lembramos que alguns impostos são apurados pelo seu contador logo no início do mês.

Hoje, nos sistemas fiscais e gerenciais do mercado conseguimos gerar as obrigações acessórias e também os documentos fiscais.

Confira abaixo o vídeo de como enviar por exemplo os arquivos XMLs da NFSe para seu contador.