Nunca ouviu falar em Demonstrativo Financeiro? Bom, vamos por partes… Em primeiro lugar, você sabia que o termo “painel de controle” usado hoje no Windows ou nas empresas tem sua origem na área automobilística? Seja no computador, nas organizações ou nos automóveis é necessário saber de tudo que está acontecendo, para que no futuro não dê nada de errado.

Quando falamos em indicadores, os programas de computador por exemplo tem utilizado o termo “Dashboard”. Em outras palavras, dashboard é uma ferramenta de gestão da informação e conhecimento que auxiliar no gerenciamento e visualização de indicadores, métricas e dados que indicam os resultados da empresa.

INDICADORES – PRINCIPAL FUNÇÃO E BENEFÍCIOS DO DASHBOARD

Indicador, chamado dashboard, é a forma mais eficiente de acompanhar diversas fontes de dados, para averiguar o desempenho de uma empresa. Os principais benefícios de um dashboard são:

  • Sinergia entre os departamentos, fazendo com que o negócio aumente a tração e adquira melhor vantagem competitiva;
  • Implantação de BI (Business Intelligence) com os dados acessíveis e de fácil ação;
  • Agilidade no processo de tomada de decisão, pois com as informações em mãos fica mais intuitivo e o desempenho mais fácil de observar

DEMONSTRATIVO FINANCEIRO

Em nosso módulo Financeiro dos sistemas Mentalidade Legal e Gerencial, utilizamos o modelo abaixo de Demonstrativo Financeiro:

Em suma, com esse demonstrativo nossos clientes mensalmente os resultados financeiros da empresa a nível de receita e despesa, por plano de contas, e ainda contam com a análise do orçado x realizado.

Gostou da dica? Quer saber mais sobre o universo da gestão financeira?