Uma pergunta frequente que temos de clientes é se o certificado digital da matriz serve para a filial? E a resposta é SIM, uma boa notícia para os bolsos das empresas!

É possível utilizar o mesmo certificado da matriz para as filiais, desde que possuam o mesmo radical/raiz do CNPJ, que são os primeiros 8 dígitos do CNPJ.

Qual modelo escolher? eCNPJ ou NFe??

Recomendamos o modelo de certificado eCNPJ pois atende na emissão de documentos fiscais eletrônicos da matriz e filiais. Além disso, permite acesso aos órgãos municipais, estaduais e, inclusive, federal (eCAC da Receita Federal do Brasil).

Normalmente não orientamos o modelo de certificado ePJ, vulgo NFe, por considerarmos um certificado incompleto para a empresa, pois não permite acessar a Receita Federal, mas os demais órgãos ele acessa normalmente. O que dá uma falsa impressão de segurança para o cliente, achando que está comprando um certificado só para emitir documento fiscal.

Certificado Digital formato A1 ou A3???

Pensando em emissão de documento fiscal eletrônico da matriz e suas filiais, o melhor formato certamente de certificado seria o A1.  Em outras palavras, por se tratar de um certificado gerado e armazenado no computador do usuário, é possível instalar em quantos computadores quiser e atender todas filiais independentemente da localização.

Caso a empresa escolha pelo formato A3, cartão ou token, dependerá de ter a mídia plugada na entrada USB do computador, o que impedirá de acessar o certificado ao mesmo tempo em dois ou mais computadores da matriz e nas demais filiais.

E aí, gostou dessa economia? Acesse outras dicas da Mentalidade Digital no botão abaixo: