O produto é um dos pontos mais importantes para as empresas de atividade de comércio. Além de ser o núcleo do negócio, saber todas as influências sobre ele é determinante para a continuidade da empresa.

Uma dessas influências tem a ver com a emissão de documentos fiscais. E um cadastro de produtos bem feito garante não só uma informação precisa para a tomada de decisões como também evita problemas com o Fisco.

CADASTRO DE PRODUTOS

Você sabia que dependendo do cadastro do produto você poderá não recolher ou recolher de forma incorreta um imposto devido lesando assim o Fisco na emissão da nota fiscal. E outro detalhe. Você também pode estar pagando mais imposto pois existem condições para produtos específicos, como é o caso dos monofásicos.

Então um correto cadastro de produtos garante não só a informação qualificada para a tomada de decisões como também pode gerar economia quando bem mapeado com as regras tributárias.

Algumas informações são importantíssimas neste cadastro:

– Definir uma padronização para os códigos dos produtos;

– Entender o NCM (nomenclatura comum do Mercosul) e o CEST (Código especial da situação tributária);

– Categorizar os grupos de produtos;

– Definir a unidade padrão (ex: kg, um, metro);

– Saber calcular o custo e preço de venda;

– Origem do produto.

REGRAS TRIBUTÁRIAS

Além disto, é importante saber quais as regras tributárias dos impostos utilizadas nas operações que irá realizar. É importante neste momento conversar com o seu contador pois aqui haverá a necessidade de conhecimento fiscal. Uma regra fiscal mal configurada fará você pagar mais ou menos imposto.

É importante saber:

– Mapear as operações tributárias;

– Cálculo dos tributos ICMS, IPI, PIS e COFINS;

– CFOP (Código Fiscal de Operações e prestações);

– CST (Código de Situação Tributária).

Com estas informações você poderá trabalhar tranquilo, e claro, crescer cada vez mais.

E para controlar essas informações conte com a Mentalistas Tecnologia e as nossas soluções.